Caçu - receberá o I Encontro Nacional dos Poetas del Mundo em Goiás.

Caçu - receberá o I Encontro   Nacional dos Poetas del Mundo em Goiás.
Localização do Município de Caçu em Goiás

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Vice-prefeitos da região apóiam a cultura e I Encontro Nacional dos Poetas del Mundo em Goiás na cidade de Caçu

O I Encontro Nacional de Poetas del Mundo em Goiás, que será realizado na cidade de Caçu, recebeu o apoio dos vice-prefeitos da região do Sudoeste Goiano que se reuniram dia 23 de abril último na cidade de Itajá.
O apoio foi manifestado após palestra do cônsul de Goiás do Movimento Poetas del Mundo, jornalista José FariaNunes, que falou da importância da cultura, de um aforma geral, e da literatura, em particular.

Faria reportou a recentes colocações do prefeito André, de Caçu, afirmando que os recursos financeiros aplicados em Cultura, em uma sociedade consciente, não se caracteriza como gasto ou despesa e sim como investimento.
O cônsul dos Poetas del Mundo em Goiás, ao falar sobre a importância da cultura, enumerou seus reflexos positivos nos diversos setores dacomunidade, inclusive na segurança pública. Como exemplo, Faria ressaltou que adolescentes e jovens, em não tendo meios de diversão e lazer mais saudáveis, acabam por se concentrarem em bares e botecos, o que pode acarretar aumento da ingestão de bebidas alcoólicas. Isso, por sua vez, pode levar a maior índice de imprudência no trânsito, com aumento de conflitos pessoais, aumentando também a ocorrência de tristeza em muitos lares.
Na saúde também tem reflexos, uma vez que os eventos culturais, além de ocasionar ocupação saudável para os agentes culturais, cantores, poetas, artistas plásticos, etc, canaliza também as atençções de parte da população para os shows, os auditórios, as exposições de artes, o cinema, o teatro e para os saraus líteromusicais, entre outras atividades. E isso contribui para a saúde mental com redução de stress, redução da violância no trânsito, dos acidentes, diminui a demanda nos hospitais, nas farmácias e nos necrotérios.
Faria enfatizou que as lideranças e dirigentes municipais devem empenhar-se na promoção de eventos como festivais e shows de música, de dança e de poesia, exibição de filmes culturais, peças de teatro e exposição de artes, entre outras atividades. Para isso, além de contar com recursos orçamentários próprios da municipalilade, podem buscar também o apoio dos órgãos culturais do Estado e da União.
No Minc o Programa Mais Cultura tem recursos para aplicação em projetos de diversos gêneros culturais, dependendo, basicamente, das prefeituras estruturarem suas equipes com recursos humanos aptos para elaboração e encaminhamento desses projetos ao Ministério da Cultura.
Em Goiás a Agepel-Fundação Cultural Pedro Ludovico também tem condições de prestar relevante apoio aos agentes culturais municipais e outros setores da comunidade, a exemplo do próprio segmento artístico.
Os investimentos em cultura, além de beneficiar o publico apreciador do setor, deve ser direcionado também para a formação, capacitação e aperfeiçoamento dos seus agentes de produção, com cursos de formação, tornando a atividade auto-sustentável. Cada cidade deveria ter um centro de formação em artes, fazendo da atividade também fonte de emprego e renda.
Faria ressaltou que, além do enfoque comunitário e social, investimento em cultura traz também ganhos econômicos, como fonte de arrecadação de recursos advindos da atração turística. O turissmo injeta dinheiro novo na comunidade, alimenta o comércio e a indústria ligada ao setor. Existem cidade, a exemplo de Parati, no Rio de Janeiro, onde um prefeito de mandato recente afirmou à imprensa que um dos maiores meios de emporego e renda do município constitui-se na Flip-Festa Literária de Parati.
A exemplo da cidade de Parati, segundo o cônsul dosPoetasdel Mundo, qualquer cidade pode auferir enormes ganhos com a cultura, nos diversos aspectos já enfocados. Para isso basta priorizar o setor, empregar os meios e recursos adequadamente, fazendo da atividade um meio autosustentável. E uma forte luz no final do túnel vem alimentar e reforçar as espectativas dosetor, com a implantação do SNC-Sistema Nacional de Cultura, que virá estreitar os laços e dinamizar os mecanismos culturais das três esferas de governo no Brasil: o federal, os estaduais e municipais.

Os Poetas del Mundo estão em 119 países dos cinco continentes
Faria informou que o Movimento Poetas del Mundo programou o I Encontro Nacional dos Poetas del Mundo em Goiás, previsto para o período de 29 a 31 de outubro próximo, em Caçu. O encontro dos poetas e escritores integra as atividades da Semarcult, evento que teve início em 1975, em comemoração do aniversário de fundação da cidade.
Os Poetasdel Mundo, movimento nascido no Chile, hoje encontra-se em cerca de 120 países dos cinco continentes, com aproximadamente 7 mil membros, dos quais mais de 2 mil no Brasil. Em Goiás o movimento dos poetas del mundo está em fase de consolidação, com a meta de atingir todasas cidades do Estado, envolvendo toda a comunidade literária que aprovar o seu manifesto, que tem por meta maior o empenho pela promoção da paz por meio da palavra, portanto sem o uso de violência, em quaisquer de suas formas. Para que o movimento consiga com mais eficácia atingir o objetivo proposto, o cônsul dos Poetas solicitou o apoio dos vice-prefeitos em suas respectivas cidades, o que foi assegurado quando de seus respectivos pronunciamentos. Os vice-prefeitos presentes foram unânimes na concordância da fala do cõnsul Faria, hipotecando todo o apoio ao Movimento, afirmando queem suas cidades algumasatividades culturais já vem sendo realizadas. E que o cônsul conte com o apoio de suas cidades não só para a realização do encontro de Caçu mas também para a implantação do movimento em suas cidades, onde o movimento pode contar com o apoio dos órgãos culturais municipais para a consolidação efetiva do movimento.
Estiveram presentes na reunião de Itajá, entre outros, os vice-prefeitos Demilsom de Rio Verde, Danúbio de Aparecida do Rio Doce, Paulo de Itajá, Zezé de Quirinópolis, Kelson de Cachoeira Alta, Ricardo de Itarumã e Rodrigo de Santo Antônio da Barra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário