Caçu - receberá o I Encontro Nacional dos Poetas del Mundo em Goiás.

Caçu - receberá o I Encontro   Nacional dos Poetas del Mundo em Goiás.
Localização do Município de Caçu em Goiás

sábado, 2 de outubro de 2010

Poetas del Mundo reúnem-se em Goiás no I Encontro Nacional

Poetas del Mundo reúnem-se em Goiás no I Encontro Nacional

Com a participação também de poetas da França, Suécia, Chile e Colômbia, Goiás vai sediar em outubro o I Encontro Nacional e I Expolivros dos Poetas del Mundo, uma realização da Associação Internacional dos Poetas del Mundo. O evento será no período de 28 a 31 de outubro próximo, na cidade de Caçu, no extremo sudoeste do Estado.
.
O evento é uma realização da Associação Internacional dos Poetas del Mundo juntamente com a Alesg-Academia de Letras do Extremo Sudoeste de Goiás. Conta com o empenho do prefeito André e o patrocínio da Prefeitura Municipal de Caçu, que comemora na ocasião mais um aniversário de fundação do Patrimônio do Sagrado Coração de Jesus do Rio Claro, depois Água Fria e finalmente Caçu. As efemérides da cidade começam no dia 20 com o desfile escolar e prosseguem durante a semana, concluindo com os eventos literários dia 31.
.
Segundo o cônsul dos Poetas del Mundo de Goiás e secretário da entidade internacional, José Faria Nunes, os poetas del mundo tem realizado diversos encontros estaduais e municipais em vários estados do Brasil, mas este será o primeiro nacional. A escolha de Goiás deu-se por conta da importância que o Estado vem conquistando em todos os setores, inclusive na literatura.
.
A Paz pela Palavra - Unidade na diversidade
.
Este é o lema do primeiro encontro nacional dos Poetas del Mundo. A entidade, que nos anos que antecederam a sua constituição jurídica era um movimento informal, tem por princípio, entre outros, a defesa da paz que, segundo eles, não tem outra alternativa a não ser pela palavra.
.
A paz defendida pelas armas bélicas é ilusória, jamais chegará a uma paz plena e permanente. A palavra em geral e a palavra poética em particular, a literatura é, no entendimento dos poetas del mundo, o principal meio de obtenção da paz. A paz, segundo prega a Associação dos Poetas, é muito mais que ausência de guerra.
O ser humano só estará em paz, afirmam os poetas del mundo, se for respeitado e defendido o meio ambiente, pois sem ele, a vida se sucumbirá. De nada adiantará o acúmulo exorbitante de bens se esse acumular se der às custas da ruína do meio ambiente. Quando faltar água saudável para beber, ar saudável para respirar e outras vantagens mais que só se encontra em um meio ambiente sustentavelmente preservado e respeitado, o homem perceberá o erro cometido.
.
Programação do encontro

A abertura oficial do encontro será dia 28 à noite, no Centro Cultural Rozenda Cândida Guimarães, oportunidade em que o poeta francês Athanase Vantchev vai proferir palestra com o tema A literatura francesa e sua influencia no Brasil, contando com a tradução simultânea do sueco Guillen Rodrigues.
.
Logo após a palestra terá lugar nos estandes da Praça de Eventos a abertura da I Expolivros. Na ocasião haverá premiação do I Concurso Municipal de Poemas "Caçu, Cultura e Turismo", seguido-se autógrafos de livros de autores locais e da região e o Sarau na Madrugada.
.
Na abertura do encontro e da Expolivros estarão presentes, entre outros, o francês Athanasy Vantchev Thracy, o sueco-brasileiro Guillen Rodrigues, o chileno Luiz Arias Manzo, presidente mundial dos Poetas del Mundo e fundador do movimento.
.
Estarão presentes, também, a embaixadora no Brasil, Delasnieve Miranda Daspet de Souza, presidente executiva da Associação Internacional Poetas del Mundo.
.
Para o dia 29, de manhã, estão programados mini cursos e oficinas literárias abordando, entre outros temas, e conto moderno (teoria e prática textual) e a poesia presente no verso e na prosa.

À noite de 29 acontece a solenidade de abertura oficial do Encontro.
.
A obra literária e os poetas del mundo
.
Na parte da tarde o enfoque será a obra literária, publicação, distribuição e incentivo à leitura de literatura em livro-solo e textos .

Serão discutidos, ainda, o papel dos agentes parceiros da literatura, a exemplo das escolas e das bibliotecas escolares; o papel de outros agentes culturais que poderão fazer parceria com a literatura: bibliotecas públicas, procurando incluir no processo ONGs, clubes diversos, lanchonetes, farmácias, bancos, etc.
literários em obras didáticas.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário